BARRETO (D. JOSÉ TRAZIMUNDO MASCARENHAS) - MEMÓRIAS DO MARQUÊS DE FRONTEIRA

BARRETO (D. JOSÉ TRAZIMUNDO MASCARENHAS) - MEMÓRIAS DO MARQUÊS DE FRONTEIRA

SKU: 16610
€300,00Preço

BARRETO (D. JOSÉ TRAZIMUNDO MASCARENHAS) - MEMÓRIAS DO MARQUÊS DE FRONTEIRA E D'ALORNA

Ditadas por êle próprio em 1861. Revistas e coordenadas por Ernesto de Campos de Andrada.

Parte Primeira e Segunda (1802 a 1824) [a Parte Sétima e Oitava (1842 a 1853)].

Coimbra: Imprensa da Universidade. 1928 [a 1931]. 5 vols. In-8º gr. de  IV-493 + VII-395 + VI-304 + VII-512-XXX + VI-382 págs. Enc.

 

1ª edição das memórias de D. José Mascarenhas Barreto (1802-1881), 7º Marquês de Fronteira, de sumo interesse histórico para a compreensão de grande parte do século XIX português.

Esta obra é também um importante documento iconográfico já que é ilustrada com mais de 100 estampas impressas em separado, representando monumentos e personalidades da época tais como: Palácio de Queluz, Igreja de São Domingos de Benfica, Palácio dos Marqueses de Fronteira, Costa Cabral, Conde do Bomfim,Duque de Palmela, Conde das Antas, Conde de Vinhais, Conde do Farrobo, Gomes de Castro, Visconde de Ovar, Visconde de Laborim, Barão de Renduffe, Duquesa de Palmela, Duque da Terceira, Marechal Saldanha, Rodrigo da Fonseca, Júlio Sanches, Domingos António de Sequeira, Leopoldo II, General Mina, Conde de Linhares, Marquês de Fronteira, Marquesa de Alorna, Condessa de Rio Maior, Gaspar Teixeira, D. Carlota Joaquina, Conde de Subserra, Gomes Freire de Andrade, etc, etc.

 

Cada volume contém índice dos capítulos e índice onomástico.

Encadernações em percalina verde com dourados nas lombadas, de boa execução. Conservam todas as capas das brochuras.

 

Conjunto em bom estado geral de conservação; os interiores das pastas das encadernações estão por revestir com papel, ou seja, têm o cartão à vista. Alguns volumes têm pequenos sinais do tempo e algumas estampas têm manchas de acidez.

 

OBRA COMPLETA E BASTANTE INVULGAR.