CASTRO (DOMINGOS JOSÉ DE) - ESTUDOS ETNOGRÁFICOS - AVEIRO

SKU: 16718
€600,00Preço

CASTRO (DOMINGOS JOSÉ DE) - ESTUDOS ETNOGRÁFICOS - AVEIRO

I Tomo MOLICEIROS; II Tomo PESCADORES; III Tomo LAVRADORES; IV Tomo MARNOTOS E EMBARCAÇÕES FLUVIAIS; V Tomo (Primeira parte & Segunda parte) INDÚSTRIAS POPULARES - FEIRAS E MERCADOS; VI Tomo CULTO RELIGIOSO-USOS E COSTUMES-NOTAS SUPLEMENTARES.

Obra editada pelo Instituto para a Alta Cultura. 1943. In-fólio. Enc.

 

Da apresentação da obra: "Com o tômo presente, MOLICEIROS, inicia-se, por uma das mais características ocupações do litoral português, a publicação de "Estudos Etnográficos" coordenados sob o patrocínio do Instituto para a Alta Cultura.
"Cada Povo tem, no seu molde etnográfico, a melhor expressão de personalidade. Lição e resumo das Tradições e da Posição Geográfica de qualquer povo no Mundo, êste molde, que em si mesmo revela a essência e projecção do espírito popular que o anima e exterioriza, é o mais imediato aspecto de identificação na sua vida de relação com os outros povos.
"Coordenar, para divulgação e estudo, os elementos que constituem o molde etnográfico português, é o objectivo imediato dos trabalhos de investigação em curso que tiveram, por campo inicial de acção, a área do Distrito Administrativo de Aveiro.
"MOLICEIROS, o primeiro dos seis  tomos, em que se desenvolvem as investigações ali realizadas, refere a mais rica das indústrias populares daquela região que é simultâneamente um dos mais belos aspectos da etnografia do País".
Capas, desenhos e fotografias do autor.
Obra de referência, profusamente ilustrada com dezenas de magníficas estampas a cores numeradas de I a LXI em folhas à parte e centenas de fotografias a negro.
Chamamos a atenção de que estão em falta as estampas XLI, LI, LII e LV. Conforme é explicado na "Nota" do 6º tomo, estas 4 estampas iriam ser impressas e distribuídas posteriormente, facto que nunca chegou a acontecer.
BELA e sólida encadernação inteira em pele, conservando as belíssimas capas das brochuras. A lombada é ricamente decorada com 5 nervuras, ferros e dizeres gravados a ouro sobre rótulos em pele vermelha e negra.
Exemplar em bastante bom estado de conservação; não obstante está um pouco aparado por inteiro.
Espécime RARO quando completo.