COSTA (JOAQUIM) - AURÉLIA DE SOUSA

COSTA (JOAQUIM) - AURÉLIA DE SOUSA

SKU: 16612
€40,00Preço

COSTA (JOAQUIM) - AURÉLIA DE SOUSA

A sua vida e a sua obra.

[Editor: Vasco Ortigão de Sampaio]. Imprensa Portuguesa. Porto. [1937]. In-8º de 80-VI págs. de texto + XVI estampas. Br.

 

"Conferência pronunciada no Salão de Belas-Artes do Palácio de Cristal Portuense, na noite de 13 de Julho de 1936, antes de encerrar-se a Exposição de quadros da notável Pintora".

 

Bonito livrinho esmeradamente impresso sobre papel muito encorpado. As reproduções dos quadros de Aurélia de Sousa, 16 no total,  são impressas em separado e delicadamente coladas à cabeça sobre folhas de cartolina.

 

O editor do livro é identificado no final do mesmo:  “…foi seu Editor o Engenheiro Sr. Vasco de Ortigão Sampaio, que, com primorosa e fidalga gentileza, quis pessoalmente associar-se a esta justa homenagem à memória de Aurélia de Sousa, uma das maiores artistas portuguesas do seu tempo, (...)”.

 

Vasco de Ortigão Sampaio era familiar de Ramalho Ortigão e de Aurélia de Sousa e veio a ser pai de Marta Ortigão Sampaio, mecenas que deu origem à actual casa-museu portuense. É aqui que se encontra grande parte da obra de Aurélia.

 

Capas muito acidificadas apesar de o miolo estar em excelente condição.

INVULGAR.