D. MIGUEL E O FIM DA GUERRA CIVIL

D. MIGUEL E O FIM DA GUERRA CIVIL

SKU: 16306
€10,00Preço

D. MIGUEL E O FIM DA GUERRA CIVIL
Testemunhos. Introdução de António Ventura.
Caleidoscópio. Casal de Cambra. 2006. In-8º de 159-I págs. Br.


"A Guerra Civil de 1832-1834 continua a oferecer um vasto campo para os investigadores da História Militar Diplomática e da História das Ideias.


"Aqui se publicam três testemunhos da época com visões distintas, mas complementares, sobre este período tão conturbado em Portugal e na Europa.
" O primeiro texto pertence a uma obra que foi publicada em Cádis em 1835 e descreve a intervenção em Portugal das tropas espanholas em apoio aos liberais e com o objectivo de capturarem o infante D. Carlos de Espanha.
"O autor do segundo texto foi uma figura de primeiro plano do partido carlista, não obstante a sua condição de cidadão francês Trata-se do legitimista Auget de St. Sylvan, Barão de Los Valles, que cumpriu missões arriscadas em Portugal.
"O terceiro texto, um pouco diferente dos anteriores, é o diário que D. Francisco Alexandre Lobo, Bispo de Viseu, escreveu desde o momento em que saiu da sua diocese, perante a ameaça dos liberais que se aproximavam da cidade, e a chegada ao exílio em Inglaterra".

Exemplar como novo, sem marcas de uso.