FERRÃO (JULIETA) - RAFAEL BORDALO E A FAIANÇA DAS CALDAS

FERRÃO (JULIETA) - RAFAEL BORDALO E A FAIANÇA DAS CALDAS

SKU: 16655
€30,00Preço

FERRÃO (JULIETA) - RAFAEL BORDALO E A FAIANÇA DAS CALDAS

Edições Pátria. Gaia - Portugal. MCMXXXIII [1933]. In-8º gr. de 78 págs. Br.

 

Escreve a autora:

"Rafael Bordalo e a Faiança das Caldas», é apenas um singelo estudo sobre um aspecto da personalidade artistica que foi Rafael Bordalo Pinheiro, artista maximo da caricatura portugueza, que egualmente foi notável na faiança nacional. E digo faiança nacional, porque embora o nosso artista tivesse assentado os seus arraiaes artisticos nas Caldas da Rainha, e influenciado profundamente a faiança dessa alegre vila, hoje ciade, o certo é que esse influxo se estendeu a outros centros productores de faiança. E, a breve trecho, em certos pontos do paiz se instalaram fabricas, tentando imitar a obra realizada nas Caldas da Rainha, por Rafael Bordalo.

Porêm, neste estudo só me referirei à fainaça caldense que foi aquela que mais directamente sofreu o impulso renovador do glorioso artista.

É pois a Rafael Bordalo faiancista, que principalmente me vou referir.

Antes porêm de historiar sucintamente a vida da fabrica de Faianças das Caldas da Rainha, que o mesmo é que falar da obra ceramica de Rafael Bordalo, vou expôr o que entendo por faiança, como a interpreto e quais as caracteristicas que mais aprecio nela.

Não pretendo de forma alguma impôr o meu critério, nem mesmo o julgo o melhor, o mais sensato, aquele que deve servir a todos de orientador para a observação judiciosa das peças de faiança, que nos é dado admirar.

O meu intento é unicamente expôr o que penso não só sobre a faiança como manifestação de arte decorativa, mas tambem o que deve ser o artista faiancista."

 

Da apreciada colecção "Estudos Nacionais", ilustrado com várias estampas "hors-texte".
Exemplar em bom estado de conservação, com ínfimos sinais do tempo.