ILHARCO (ALBERTO) - EQUITAÇÃO PRATICA

ILHARCO (ALBERTO) - EQUITAÇÃO PRATICA

SKU: 4550
€250,00Preço

ILHARCO (ALBERTO) - EQUITAÇÃO PRATICA
Por... Tenente Coronel de Cavallaria. Commandante da Escola Pratica da Arma.
Livraria Ferin. Lisboa. 1902. In-4º de XVI-342 págs. Enc.


Estimado e raro tratado prático de equitação divido em seis partes; a quinta parte, intitulada "Amazonas", é um curioso capítulo dedicado às praticantes de hipismo. Escreve o autor: "Não pretendo fazer um tratado de equitação para senhoras por desnecessário, pois que, abstraindo da posição differente da do homem, que são forçadas a tomar quando a cavallo, os principios manteem-se os mesmos e inalteraveis". Não obstante este aviso, são dedicadas 16 páginas ao tema para além de algumas fotografias.


Ao todo a obra está ilustrada com 15 interessantes estampas fotográficas impressas em folhas à parte.


O nosso exemplar É ÚNICO devido à seguintes características: tem DEDICATÓRIA do autor "Ao seu ajudante de campo, e capitão Primo de Sá Pinto Abreu Sottomayor" [militar distinto, nasceu em Lanhelas em 1881 e faleceu no Porto em 1961]; inclui carta avulsa "Ao Sr. General reformado Alberto Mimoso da Costa Ilharco", proveniente do Serviço da República e datada de 1925; tem fotografia de grandes dimensões de Alberto Ilharco e assinada por este; tem 6 folhas manuscritas, encadernadas com o volume, intituladas "Notas biograficas de Alberto Mimoso da Costa Ilharco" que incluem 1 página para "Condecoraçoes" e 3 páginas para "Louvores"; finalmente, e ainda encadernados com o volume, diversos recortes de jornais antigos, o último dos quais noticiando o falecimento do General Alberto Ilharco.


Bonita e luxuosa encadernação com lombada e cantos em pele. Conserva as capas da brochura e está apenas ligeiramente aparado e dourado à cabeça.


Exemplar de um modo geral em bom estado de conservação, exibindo normais sinais do tempo. As primeiras folhas, exteriores ao livro propriamente dito, apresentam alguns pequenos vestígios de xilófagos no canto inferior direito.


EXEMPLAR DE COLECÇÃO.