JAURÉS (JEAN) [DIR] - HISTÓRIA SOCIALISTA 1789-1900

JAURÉS (JEAN) [DIR] - HISTÓRIA SOCIALISTA 1789-1900

SKU: 6933
€100,00Preço

JAURÉS (JEAN) [DIR] - HISTÓRIA SOCIALISTA 1789-1900
Sob a direcção de JEAN JAURÉS. Traducção de Elisa de Menezes. CONSTITUINTE E LEGISLATIVA (primeira parte) [& (segunda parte)].
Lisboa. Antiga Casa Bertrand, José Bastos, livreiro-editor. 1901. In-4º de 767-I + 556-IV págs. Enc.


Obra de referência, profusamente ilustrada ao longo do texto.
Do "Aviso" no final da obra:

"Com o presente (fascículo ou tomo) em que finda a segunda parte da "Historia Socialista", sou forçado a terminar a publicação de tão importante obra.


"Quando anunciei a edição portugueza, pelas informações que obtivera dos editores francezes, havia calculado que a impressão abrangeria um numero de folhas, com as quaes se formariam 3 ou 4 volumes das dimensões dos dois ora publicados; e foi n'esta supposição que a minha casa recebeu o favor das assignaturas. Agora, porém, pelo que na lingua e original se acha publicado e pelo que ainda resta publicar é de presumir que a obra virá a occupar 10 ou 12 volumes eguaes áquelles dois da minha edição; e assim proseguir a publicação era obrigar os assignantes a um desembolso muitissimo superior ao que com que contou no momento de se inscrever assignante, é sair fóra das condições em que a obra foi apresentada ao publico.


"Ainda poderia hesitar no emprego do mais excepcional que as circumstancias expostas determinam, e, apesar de tudo, levar a publicação até ao fim, se com o pôr-lhe termo agora resultasse ficar a obra truncada; mas tal não succeda, portanto pelo systema que na sua elaboração, é seguido cada uma das partes em que é dividida de per si uma obra completa.


"Por estes motivos, que os nossos assignantes com certeza hão-de achar perfeitamente rasoaveis e justos, termina, pois, a publicação da "História Socialista".

Encadernação editorial em sintético decorada com ferros a seco e a ouro, na lombada e pastas.


Exemplar com o miolo e as pastas em bom estado de conservação; a lombada, mais exposta aos elementos, acusa sinais de manuseamento e maior desgaste.


MUITO INVULGAR.