KANIUK (YORAM) - EXODUS, A ODISSEIA DE UM COMANDANTE

KANIUK (YORAM) - EXODUS, A ODISSEIA DE UM COMANDANTE

SKU: 16293
€10,00Preço

KANIUK (YORAM) - EXODUS, A ODISSEIA DE UM COMANDANTE
Um Romance Biográfico.
Imago Editora. Rio de Janeiro. 2000. In-8º de 194-II págs. Br.


"O EXODUS foi o clímax na luta justa pela imigração para a Palestina. Depois do conflito a bordo, em Julho de 1947, o seu comandante Yossi Harel, deixou o porto de Haifa disfarçado de operário. Não foi para os campos de detenção em Chipre. Precisava apresentar-se o mais depressa possível, a fim de trazer dois outros navios, que esperavam na Itália.


"Ele viajou para Tel-Aviv, para então seguir sua viagem. Ali deparou-se com uma multidão reunida para ouvir o discurso daquele que se transformaria no terceiro Presidente do Estado de Israel. Essa multidão era observada por pára-quedistas britânicos em seus veículos blindados e suas armas engatilhadas.


"Zalman Shazar falava do EXODUS. Aquele mesmo navio que Yossi acabara de deixar, impregnado pelo cheiro de gás lacrimógeneo e em condições precárias, adquiriu de repente dimensões bíblicas. O comandante do navio EXODUS compreendeu então que tudo o que fizera nos últimos meses - a viagem, o combate, a crueldade, todo o sofrimento - possuía um significado além dos factos em si. Ele agira de acordo com a sua consciência, de uma maneira que lhe parecera o caminho óbvio; mas o contexto de suas acções só se tornou claro depois de ouvir aquele discurso. Aquela missão transformava-se num mito do renascimento da nação judaica."

Tradução Nancy Rozenchan.


Exemplar em bom estado de conservação exibindo ínfimos sinais do tempo.