LIMA (ALBERTO DE ARAÚJO) [ORG.] - ANTOLOGIA: GOULART NOGUEIRA

LIMA (ALBERTO DE ARAÚJO) [ORG.] - ANTOLOGIA: GOULART NOGUEIRA

SKU: 16406
€15,00Preço

LIMA (ALBERTO DE ARAÚJO) [ORG.] - ANTOLOGIA: GOULART NOGUEIRA
Contra-Corrente. Lisboa. 2021. In-8º de 319 págs. Br.


Do Prefácio de Bruno Oliveira Santos:

"Crítico velado do Estado Novo e inimigo figadal da marcelice, afinfou nos oportunistas, nos rapazes da ideologia "Maria vai com as outras", sempre a ver para que lado pendem as coisas, laudatórios do regime que estiver e da gamela a encher.
"Como não fosse homem de meias-tintas, recusava expressar-se por meias-palavras: "Eu nunca fui salazarista; e, geralmente, por razões contrárias às dos oposicionistas gritantes e constituídos; em nome dos meus princípios fascistas e da consequente observação dos factos."
"Fascista autêntico, assumindo as suas ideias sem vergonha e de cara ao Sol, escreveu violentas diatribes contra a direita clássica e conservadora.
"O seu registo poético é próprio e inovador. Sobressai na poesia de Goulart um talento chispante, revulsivo, com perscrutações semânticas, ontológicas e metafísicas, inclusive esotéricas e alquímicas, mas sempre numa linguagem pura - além do escândalo da sua originalidade e dos temas.
"Numa época em que os autores se revelam tão numerosos e inautênticos, aceitadores da moda e da consigna, numa época de valores baralhados e insultantes, Goulart Nogueira distinguiu-se a uma altitude invulgar. Pudessem hoje compreendê-lo os críticos rasteiros das gazetas culturais".

Exemplar novo.