[MONTEIRO (PADRE MANOEL)] - RELAÇÃO// ORIGINAL Q MANDARÃO A EL-REY D. JOÃO...

[MONTEIRO (PADRE MANOEL)] - RELAÇÃO// ORIGINAL Q MANDARÃO A EL-REY D. JOÃO...

SKU: 7086
€50,00Preço

MONTEIRO (PADRE MANOEL)] - RELAÇÃO// ORIGINAL Q MANDARÃO A EL-REY D. JOÃO O 4º OS PA-// DRES DA COMP.ª DO Q SOCCEDEO NA ILHA 3ª, QUANDO// CHEGOU A NOT.ª DE SER ACLMADO; E DO Q CÕ// OS CASTELHANOS SE PASSOU NA CID.// DE ANGRA, ONDE SOCCEDERÃO// COUZAS PRODIGIOSAS.
Publicada por Martinho da Fonseca.
1912. Imprensa Libanio da Silva. Lisboa. In-8º de págs. Br.


"Publicamos hoje um interessante documento para a historia das guerras da independencia, continuando assim a manter o principio, que nos propuzemos, de divulgar manuscriptos ineditos, de assumpto portuguez, que de alguma maneira interessem à historia patria, como este, que se refere a um dos factos mais notaveis que se deram em Portugal.


"N'esse documento, descrevem-se os acontecimentos de Angra do heroismo, ao saber-se da acclamação do rei D. João IV, mostrando se ao mesmo tempo como vibrou na alma portugueza o sentimento patriotico da independencia, que todos presamos e mantemos, com a mais viva e ardente fé".


Edição cuidada em papel de linho, com uma reduzidíssima tiragem de 50 exemplares numerados (ex. nº 37) para bibliófilos.


Em muito razoável estado de conservação, com algumas falhas de papel e sinis de manuseamento.


RARO.