O AGRICULTOR DO NORTE DE PORTUGAL

O AGRICULTOR DO NORTE DE PORTUGAL

SKU: 15360
€300,00Preço

O AGRICULTOR DO NORTE DE PORTUGAL


Jornal de agricultura pratica dedicado à provincias do norte e publicado sob a direcção e auspicios do Conselho de Agricultura do Districto do Porto. Com a collaboração dos principaes agronomos e lavradores do paiz. Volume I - 1877-1878 [a Volume IV]


Livraria Internacional de Ernesto Chardron, Editor. Porto. 1877 a 1881. 4 volumes. In-4º peq. de 382-II-81-III-3 + 384-16-31-I + 384 + 384 págs. Enc.
Trata-se dos 4 primeiros volumes deste apreciado e procurado periódico oitocentista português de agricultura. Após o 4º volume, o nome é alterado para "O Agricultor Portuguez" e é publicado pelo menos por mais 2 anos.


Tem inúmeros artigos sobre agricultura e pecuária e é ilustrado ao longo do texto com variadíssimos desenhos técnicos.


O 1º vol. inclui logo de início uma planta intitulada "Planta dos terrenos destinados para a Quinta Districtal de Agricª"; o 2º vol. tem 3 gravuras impressas á parte.


Alguns dos colaboradores que assinam os textos: Visconde de Villar d'Allen, A. C. Le Cocq, A. X. Pereira Coutinho, Cesar Videira, D. J. Salgado, J. d'Alarcão, J. C. A. Melo e Faro, J. T. de Carvalho, Alfredo Corrêa de Barros, etc.


Encadernações antigas, simples, com lombada em percalina com rótulo colado.


O conjunto encontra-se e um modo geral em bastante boa condição; o 3º volume tem sinais de traça nas últimas 3 folhas; as encadernações apresentam alguns normais sinais do tempo e pequenas imperfeições.