OLIVEIRA (PEDRO AIRES) - ARMINDO MONTEIRO: UMA BIOGRAFIA POLÍTICA

OLIVEIRA (PEDRO AIRES) - ARMINDO MONTEIRO: UMA BIOGRAFIA POLÍTICA

SKU: 16418
€15,00Preço

OLIVEIRA (PEDRO AIRES) - ARMINDO MONTEIRO: UMA BIOGRAFIA POLÍTICA
Bertrand Editora. Venda Nova. 2000. In-8º de 340 págs. Br.


"Entre 1929 e 1943 Armindo Monteiro ocupou os mais altos cargos na hierarquia política do Estado Novo: Subsecretário de Estado das Finanças, ministro das Colónias e dos Negócios Estrangeiros, embaixador de Portugal em Londres. Tudo isto num contexto em que as finanças públicas, a questão colonial e a política externa assumiram uma importância decisiva no processo de institucionaliação e consolidação do regime Salazarista. De colaborador íntimo do Presidente do Conselho, Armindo Monteiro foi evoluindo para uma posição de distanciamento crítico em relação a certos aspectos da governação de Salazar, designadamente no plano diplomático. Defensor de uma colaboração mais estreita com a Grã-Bretanha durante a II Guerra Mundial, critica com insistência a política de neutralidade de Lisboa e, no auge da negociação para a concessão de facilidades militares nos Açores à Velha Aliada, consumará a ruptura com Salazar.
"Armindo Monteiro: uma biografia política, discute algumas destas questões e, em anexo, apresenta um conjunto de documentos diplomáticos inéditos".

Esta obra foi merecedora do Prémio Aristides Sousa Mendes (1998) e ainda de uma Menção Honrosa do Prémio Fundação Mário Soares (1999).


Exemplar como novo.