OLIVEIRA (VALÉRIO MARTINS DE) - ADVERTENCIAS// AOS// MODERNOS,// QUE APRENDEM...

OLIVEIRA (VALÉRIO MARTINS DE) - ADVERTENCIAS// AOS// MODERNOS,// QUE APRENDEM...

SKU: 11769
€300,00Preço

OLIVEIRA (VALÉRIO MARTINS DE) - ADVERTENCIAS// AOS// MODERNOS,// QUE APRENDEM O OFFICIO// DE PEDREIRO,// E CARPINTEIRO

Offerecidas// ao Senhor// S. JOSEPH,// Patrono do mesmo officio,/ Venerado na sua Paroquial Igreja desta Cidade de Lisboa,// Por// VALERIO MARTINS DE OLIVEIRA,//(...)// Terceira Impressão, accrescentada com o que pertence// ao Officio de Carpinteiro.
LISBOA,// Na Regia Officina SYLVIANA, e da Academia Real.// MDCCLVII [1757]. In-8º gr. de XII-241-I págs. Enc.


Importante tratado português setecentista relativo às artes de pedreiro e carpinteiro, ilustrado ao longo do texto com quadros de dados, desenhos geométricos, etc. O autor foi Mestre Pedreiro em Lisboa.


Conhecem-se 4 edições desta obra: 1739, a primeira, 1748, 1757, a presente e 1826. Diz Inocêncio que esta terceira edição é preferível às anteriores por ser aumentada ainda pelo próprio autor.

 

Vejamos:


"Valério Martins de Oliveira, Mestre Pedreiro em Lisboa, e varias vezes Juiz do seu officio na antiga casa dos vinte e quatro. - Foi natural de Santarem, e baptisado a 20 de Novembro de 1695. Vivia ainda em 1757, morando então na rua da Charidade, da freguezia de S. José. - E. 23) (C) Advertencias aos modernos que aprendem o officio de pedreiro. Lisboa, na Offic. Silviana da Academia Real 1739. 16.º Ibi, por Antonio da Silva? 1748. 8.º Terceira impressão accrescentada com o que pertence ao officio de carpinteiro (pelo mesmo auctor). Lisboa, na Regia Offic. Silviana da Acad. Real 1757. 4.º de XII 241 pag., com uma estampa de S. José aberta a buril. (É sem duvida de todas a melhor edição, e muito superior ás duas precedentes, por ter sobre elles notaveis augmentos, feitos pelo proprio auctor.) - Quarta edição, Lisboa, Imp. Regia 1826".

 

Encadernação nova, inteira em pele, assinada "Invicta Livro". Exemplar profissionalmente restaurado e com duas folhas (págs. 237 a 240), que estavam em falta, perfeitamente fac-similadas sobre papel antigo. Estão também em falta uma gravura de S. José em anterrosto e uma tabela extra-texto desdobrável, que muito raramente aparecem. Ao que tudo indica alguns exemplares seriam mesmo impressos sem estas.

 

RARO.