PESSOA (FERNANDO) - CONSELHOS ÀS MALCASADAS

PESSOA (FERNANDO) - CONSELHOS ÀS MALCASADAS

SKU: 13493
€8,00Preço

PESSOA (FERNANDO) - CONSELHOS ÀS MALCASADAS
As malcasadas são todas as mulheres casadas, e algumas solteiras. Antologia organizada por Manuel S. Fonseca.
Guerra e Paz. Lisboa. 2018. In-8º de 119 págs. Br.


"Da sexualidade de Fernando Pessoa nada sabemos. Terá morrido virgem? Foi um perverso polimorfo? Impossível saber. Conhecemos, isso sim, os seus escritos, onde muitas vezes surge o sexo, o erotismo, o desejo. Esta é a antologia desses textos, de Fernando Pessoa e dos heterónimos Álvaro de Campos, Bernardo Soares, Barão de Teive, António Mora e Maria José.
"Pessoa jura que toda a volúpia vem do cérebro. Aconselha as mulheres a trair os maridos, mas só em pensamento, a carne seria coisa banal e plebeia. Mas este é também o mesmo Pessoa que se atira a Ophélia, beijando-a sôfrega e tropegamente, escrevendo-lhe cartas ridículas, como ele dizia que eram todas as cartas de amor. Pessoa é Maria José, a corcunda, que olha à janela o amado, a quem nunca falará. Em suma, a superioridade do espírito face à matéria, mas onde, por vezes, assoma a dúvida será tudo fingimento?
"Assim propomos ao leitor que nos acompanhe, não à arca do poeta, mas à sua cama. E com ele partilhe a exaltação amorosa: sensualidade, desejo, sexo. Com ele e com os seus heterónimos, numa bela orgia literária".