SALON (MIGUEL BARTOMEU) - VIDA, Y MILAGROS DEL ILUSTMO. Y REVERENDMO. SENÕR ...

SALON (MIGUEL BARTOMEU) - VIDA, Y MILAGROS DEL ILUSTMO. Y REVERENDMO. SENÕR ...

SKU: 13869
€500,00Preço

SALON (MIGUEL BARTOMEU) - VIDA, Y MILAGROS DEL ILUSTMO. Y REVERENDMO. SENÕR EL B. P. D. F. TOMAS DE VILLANUEVA ARÇOBISPO DE VALENCIA , DEL ORDEM DE SAN AGUSTIN

Escriviola EL MUY R. P. M. F. MIGUEL SALON de la misma Orden. La dio a la estampa en esta segunda impression, con um tratado de la Canonizacion, y causa del dicho Beato Arçobispo. (...)
En Valencia. En casa de los herderos de Chrisostomo Garriz por Bernardo Noguès, junto al molino de Rouella, 1652 . In-8º gr. de XXIV-566-VI págs. Enc.


Apreciada biografia seiscentista sobre a vida e obra de Frei Tomás García Martinez, mais conhecido como São Tomás de Villanueva (1488-1555), pregador e religioso agustino, e que foi arcebispo de Valência. A biografia é da autoria de Miguel Bartolomeu Salon (1539-1621) e, nesta segunda impressão, conta com um texto ("tratado") de Buenaventura Fuster de Ribera relativo ao processo de canonização de São Tomás de Villanueva.


A belíssima portada do livro, datada de 1651 é assinada "J. F. Jansen F." (Johann Philipp Jansen); a segunda e igualmente bela gravura da obra, representa São Tomás rodeado de 10 pobres a quem destribui esmola. Está assinada "Jan P. Jan"

A edição princeps deste título é de 1620 e são conhecidas, pelo menos, reedições de 1652 (a que apresentamos), 1670, 1737, 1793 e 1925, além de traduções de 1627, 1660 e 1880 e ainda uma de Pedro Craesbeeck, portuguesa, de 1629.

Encadernação muito antiga, provavelmente setecentista, inteira em pele e decorada com ferros a seco na lombada e em ambas as pastas.

Exemplar em bom estado geral de conservação, atendendo tratar-se um espécime seiscentista. Ocasionais furos de xilófagos mas que nunca ofendem a parte impressa. Tem um pequeno erro de paginação mas está completo. Encadernação com algum desgaste e marcas de xilófagos. De resto não tem quaisquer assinaturas de posse, humidades nem outros defeitos geralmente associados ao livro antigo.


Ex-libris da rica biblioteca portuense do Dr. Fernando d'Abreu.


RARO.