SANTOS (JOÃO ANTÓNIO DOS) - ENSAIOS POÉTICOS

SANTOS (JOÃO ANTÓNIO DOS) - ENSAIOS POÉTICOS

SKU: 15743
€75,00Preço

ENSAIOS// POETICOS,// Por// JOÃO ANTONIO DOS SANTOS,// Secretario da Camara Municipal// de Lisboa// Precedidos da biographia do A., escripta por elle proprio,// e de uma breve introducção.

LISBOA.// Imprensa de Candido Antonio da Silva Carvalho,// No fim da calçada do Garcia, nº 42.// 1836. In-8º gr. de 161 págs. Enc.

 

Encadernado junto:

 

AS ÉPOCAS// DA// NATURESA// Obra do Conde de Buffon,// transladadas em linguagem portugueza// por// João Antonio dos Santos,// Secretario da Camara Municipal de Lisboa, Socio da Sociedade// Promotora da Industria, e ex-Bybliothecario, e Redactor// do mesmo Instituto.// Com uma introducção do traductor.

LISBOA.// Imprensa de Candido Antonio da Silva Carvalho,// No fim da calçada do Garcia, nº 42.// 1837. In-8º gr. de 158-X págs. Enc.

 

No final do volume, ao longo de 10 páginas inumeradas, indica-se a "Relação dos senhores assignantes dos ENSAIOS POETICOS e ÉPOCAS DA NATURESA". Este facto curioso, de os dois títulos (cada um com o seu frontispício próprio) virem encadernados em um só volume e com a informação suplementar dos "assinantes" para os mesmos dois títulos, explica-se por o autor ter falecido em 1837, ano da impressão da obra. Ou seja, trata-se de duas obras póstumas, editadas por iniciativa dos tais assinantes, que contribuiram para a edição simultânea, no mesmo volume, das duas obras.

 

Inclui em anterrosto, uma boa litografia do retrato do autor, assinada por "Sendim" e datada de 1837.

Encadernação oitocentista com lombada e cantos em pele, exibindo aquela bonita patine do tempo.

 

Exemplar em bastante bom estado geral de conservação; não mantém as capas da brochura e a primeira página em branco (exterior à obra) tem pequena assinatura de posse.

INVULGAR.