SARAIVA (MÁRIO) - O CASO CLÍNICO DE FERNANDO PESSOA

SARAIVA (MÁRIO) - O CASO CLÍNICO DE FERNANDO PESSOA

SKU: 17077
€15,00Preço

SARAIVA (MÁRIO) - O CASO CLÍNICO DE FERNANDO PESSOA

Post-fácio do Prof. Doutor Luís Duarte Santos, Catedrático de Medicina da Universidade de Coimbra.

Edições Referendo. Lisboa. 1990. In-8º de 191-V págs. Br.

 

Das "Palavras Introdutórias":

 

"Fenómeno indiscutido em si, não há dúvida que fez de Fernando Pessoa, neste meio século XX, o «monstro sagrado» das letras portuguesas. O que parece duvidoso, apesar da exploração nunca vista de que tem sido objecto e da imensidade de ensaios ou críticas a seu respeito, é que já fosse suficientemente estudado no essencial, isto é, num avanço para além das visões parcelares da sua obra. Dada a complexa natureza desta, falta, cremos bem, ser tentada uma análise global, mas conjugada, definidora e etiológica dos efeitos, estes bem conhecidos pela desconcertante diversidade e dissonância de formas usadas e de temas tratados.
"Sem um exame ao seu psiquismo - «o meu caso é de natureza psíquica», foi Fernando Pessoa que o disse na carta de 19 de Janeiro de 1915 a Cortes-Rodrigues - psiquismo onde está a profunda autoria da obra, esta não poderá ser correctamente entendida e apreciada. Tanto equivale a dizer que a saúde mental do autor pede um exame clínico antes de quaisquer considerações literárias ou interpretativas. Nem estas se poderão formular com inteligência senão sobre essa base de estudo. O facto é que não tem acontecido assim. Pelo contrário, está o mercado livresco avassalado por volumes apenas de especialistas das letras, e o resultado é, as mais das vezes, o deparar-se o leitor desprecavido com um acervo de conceitos ilusórios e de fantasiosas conclusões".

 

1ª edição deste curioso estudo do médico psiquiatra Mário Saraiva, dividido nos seguintes capítulos:  «Dissociação psíquica»; «Afectividade»; «Amor e sexo»; «Distimia cíclica»; «Esoterismo e alucinações»; «Fobias»; «Ocultismo» e «Diagnóstico».

 

A capa posterior é ilustrada com uma "fotografia do quarto onde morreu Fernando Pessoa no Hospital São Luís dos Franceses, em Lisboa, em 1935".

 

Exemplar em perfeita condição.