SILVA (ANTÓNIO DE MORAIS) - DICCIONARIO// DA// LINGUA PORTUGUEZA

SILVA (ANTÓNIO DE MORAIS) - DICCIONARIO// DA// LINGUA PORTUGUEZA

SKU: 11988
€150,00Preço

SILVA (ANTÓNIO DE MORAIS) - DICCIONARIO// DA// LINGUA PORTUGUEZA

Recopilado// de todos os impressos até o presente// por// ANTONIO DE MORAES E SILVA// (..)// Offerecido// Ao muito lto, e muito poderoso// SENHOR D. JOÃO VI,// Rei de Portugal, Brazil, e Algarve &c.// Terceira edição, mais correcta e accrescentada.

LISBOA:// Na Typographia de M. P. de Lacerda// Anno de 1823. 2 vols. In-4º de XXI-XLIII-I-904 + 870 págs. Enc.

 

Obra de referência ainda hoje em dia, o conhecido "Morais" continua a ser um dos mais considerados da dicionarística da língua portuguesa.
Este dicionário teve origem na edição setecentista do "Vocabulario Portuguez e Latino" de Rafael Bluteau, que António de Morais Silva (1755-1824) reformou e aumentou significativamente.
A 1ª edição deste dicionário é de 1789, sendo a 2ª de 1813. A edição que apresentamos é a terceira e última revista em vida do autor, sendo assim a mais completa por si composta. Após a morte de Morais, ocorrida em 1824, a obra continuou a ser publicada e aumentada ao longo dos anos e até aos nossos dias.

Aos interessados aconselhamos a leitura atenta do artigo http://clp.dlc.ua.pt/Publicacoes/Dicionario_Morais_Silva.pdf

Obra completa, constituída por 2 tomos de A-E e F-Z.
Bonitas e sólidas encadernações inteiras em pele. Os rótulos das lombadas têm inscrito, a ouro, os dizeres "Diccionario de Bluteau", tal a reconhecida e assumida influência de Rafael Bluteau neste título.


Conjunto em bastante bom estado de conservação, sobretudo tratando-se de um dicionário. O frontispício do 1º volume foi profissionalmente facsimilado sobre papel antigo passando por original a um olhar menos atento, tal o seu grau de perfeição; ambos os frontispícios apresentam assinaturas antigas de posse que foram rasuradas e pequenas imperfeições marginais. Algumas folhas, poucas, têm antigas manchas de humidade já muito desvanecidas.
Ao 1º volume faltam duas folhas iniciais, não numeradas, imediatamente a seguir ao frontispício, relativas à dedicatória a D. João VI; o volume começa assim na pág. VII, a primeira numerada, com a "Advertencia do Editor". O pequeno texto em falta pode ser consultado online em https://books.google.pt/books?id=kX8_AQAAIAAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false
INVULGAR.