SILVA (INOCÊNCIO FRANCISCO DA)  - DICCIONARIO BIBLIOGRAPHICO PORTUGUEZ

SILVA (INOCÊNCIO FRANCISCO DA) - DICCIONARIO BIBLIOGRAPHICO PORTUGUEZ

SKU: 15174
€1.000,00Preço

SILVA (INOCÊNCIO FRANCISCO DA) & ARANHA (PEDRO  V. BRITO) - DICCIONARIO BIBLIOGRAPHICO PORTUGUEZ

ESTUDOS de Innocencio Francisco da Silva applicaveis a Portugal e ao Brasil.

LISBOA. Na Imprensa Nacional. MDCCCLVIII [1858] a 1927. 23 vols. In-4º peq. Enc.

 

Obra verdadeiramente monumental, iniciada por Inocêncio da Silva e, a partir do 10º volume, continuada por Brito Aranha "em virtude de contrato celebrado com o Governo Portuguez". O vol. XXI, já da autoria de Gomes de Brito, é dedicado a um estudo sobre a vida e obra de Herculano; o vol. XXII, já falecido Brito Aranha, foi revisto novamente por Gomes de Brito e ainda Álvaro Neves; finalmente o último volume, não numerado mas que geralmente se junta ao restante corpo da obra, é da autoria de Martinho da Fonseca e designa-se por "Aditamentos ao Dicionário Bibliográfio Português de Inocêncio Francisco da Silva".
Este dicionário é, ainda hoje e sempre, essencial para qualquer bibliófilo e estudioso do livro antigo.
Encadernações de luxo com lombada e cantos em chagrin. Quase todos os volumes conservam as capas originais das brochuras e estão apenas ligeiramente aparados e carminados à cabeça.


Belo conjunto, em bastante bom estado de conservação.
O 2º volume apresenta alguns vestígios pouco importantes de humidade nas últimas folhas e tem  pequena falha de papel na pasta posterior da encadernação. Os 3 últimos volumes (impressos muito depois do resto do corpo da obra), têm um tom de pele mais escuro e os ferros das lombadas são ligeiramente diferentes.


ESTA OBRA PERTENCEU À BIBLIOTECA DE ALBINO FORJAZ DE SAMPAIO DA QUAL OSTENTA UM BONITO EX-LIBRIS NO PRIMEIRO VOLUME.


1ª edição, RARA.