SILVA (INOCÊNCIO FRANCISCO DA) - DICIONÁRIO BIBLIOGRÁFICO PORTUGUÊS

SILVA (INOCÊNCIO FRANCISCO DA) - DICIONÁRIO BIBLIOGRÁFICO PORTUGUÊS

SKU: 16547
€250,00Preço

SILVA (INOCÊNCIO FRANCISCO DA) - DICIONÁRIO BIBLIOGRÁFICO PORTUGUÊS

Estudos de Innocencio Francisco da Silva applicaveis a Portugal e ao Brasil.

LISBOA. Na Imprensa Nacional. MDCCCLVIII [1858] a 1927 [aliás Imprensa Nacional-Casa da Moeda. 1987 a 2002]. 25 vols. In-8º gr. Enc.].

 

Obra verdadeiramente monumental, iniciada por Inocêncio da Silva e, a partir do 10º volume, continuada por Brito Aranha "em virtude de contrato celebrado com o Governo Portuguez". O vol. XXI, já da autoria de Gomes de Brito, é dedicado a um estudo sobre a vida e obra de Herculano; o vol. XXII, já falecido Brito Aranha, foi revisto novamente por Gomes de Brito e ainda Álvaro Neves; o  XXIII, assinado por Ernesto Soares, tem o título de "Guia Bibliográfica";   o XXIV é da autoria de Martinho da Fonseca e designa-se por "Aditamentos ao Dicionário Bibliográfio Português de Inocêncio Francisco da Silva"; finalmente o vol. XXV. o último, é da responsabilidade de Martinho Augusto da Fonseca e tem o título "Subsídios para um dicionário de pseudónimos".


Este dicionário é, ainda hoje e sempre, essencial para qualquer bibliófilo e estudioso do livro antigo. Alguns dos volumes têm estampas onde são reproduzidos frontispícios de livros antigos.

Encadernações editoriais com sobrecapas policromadas de protecção.


Bonito conjunto, completo, em bastante bom estado de conservação. Algumas sobrecapas têm normais sinais do tempo, sem importância de maior.
O 20º volume tem pequeno defeito no verso da capa.