SOUSA (AUGUSTO CESÁRIO DE CAMPOS E) - LIVRO DE BRAZOENS

SOUSA (AUGUSTO CESÁRIO DE CAMPOS E) - LIVRO DE BRAZOENS

SKU: 13879
€150,00Preço

SOUSA (AUGUSTO CESÁRIO DE CAMPOS E) - LIVRO DE BRAZOENS
Copiados de várias peças de loiça armoriada por Augusto Cº. de Campos e Sousa. 1938.
José de Campos e Sousa. Lisboa. 1962. In-4º gr. de LXIX págs. de texto e 124 estampas. Enc.


Luxuosa edição de grande aparato gráfico, com texto em português, inglês e francês, numa tiragem de 699 exemplares numerados (ex. nº 693) e assinados por José de Campos e Sousa.


Do Prefácio: "Augusto Cesário de Campos e Sousa, autor deste pequeno armorial, nasceu a 23 de Outubro de 1871, em Lisboa, cidade onde veio a falecer, na sua casa familiar do Carmo, aos 10 de Dezembro de 1942.


"(...) dotado de habilidade manual invulgar, desde novo deu provas de vocação para o desenho e a pintura. Foi essa vocação - especializada e apurada - que lhe permitiu executar esta obra.
"Senhor de bem alicerçada cultura, conhecendo e admirando, como poucas pessoas no seu tempo, os móveis, pratas e loiças de outras eras, Campos e Sousa, que mereceu do 2º conde de Castro e Solla a designação de "verdadeiro artista", dedicou, nas suas andanças de coleccionador impenitente, carinho invulgar à loiça brasonada. (...).


"Tempos volvidos, Castro e Solla, apreciando pelo seu valor o catálogo a cuja ordenação assistira, perguntou a Campos e Sousa, de quem era amigo, se tencionava publicá-lo. Perante a resposta negativa que lhe foi dada, Castro e Solla levou mais longe o seu escrúpulo; indagou se haveria inconveniente na edição de uma revista que apenas tratasse de cerâmica armoriada. A resposta foi, também, negativa, e com ela Castro e Solla recebeu o primeiro incentivo entusiástico para a publicação idealizada e a of