SOUSA (AUGUSTO CESÁRIO DE CAMPOS E) - LIVRO DE BRAZOENS

SOUSA (AUGUSTO CESÁRIO DE CAMPOS E) - LIVRO DE BRAZOENS

SKU: 13879
€150,00Preço

SOUSA (AUGUSTO CESÁRIO DE CAMPOS E) - LIVRO DE BRAZOENS
Copiados de várias peças de loiça armoriada por Augusto Cº. de Campos e Sousa. 1938.
José de Campos e Sousa. Lisboa. 1962. In-4º gr. de LXIX págs. de texto e 124 estampas. Enc.


Luxuosa edição de grande aparato gráfico, com texto em português, inglês e francês, numa tiragem de 699 exemplares numerados (ex. nº 693) e assinados por José de Campos e Sousa.


Do Prefácio: "Augusto Cesário de Campos e Sousa, autor deste pequeno armorial, nasceu a 23 de Outubro de 1871, em Lisboa, cidade onde veio a falecer, na sua casa familiar do Carmo, aos 10 de Dezembro de 1942.


"(...) dotado de habilidade manual invulgar, desde novo deu provas de vocação para o desenho e a pintura. Foi essa vocação - especializada e apurada - que lhe permitiu executar esta obra.
"Senhor de bem alicerçada cultura, conhecendo e admirando, como poucas pessoas no seu tempo, os móveis, pratas e loiças de outras eras, Campos e Sousa, que mereceu do 2º conde de Castro e Solla a designação de "verdadeiro artista", dedicou, nas suas andanças de coleccionador impenitente, carinho invulgar à loiça brasonada. (...).


"Tempos volvidos, Castro e Solla, apreciando pelo seu valor o catálogo a cuja ordenação assistira, perguntou a Campos e Sousa, de quem era amigo, se tencionava publicá-lo. Perante a resposta negativa que lhe foi dada, Castro e Solla levou mais longe o seu escrúpulo; indagou se haveria inconveniente na edição de uma revista que apenas tratasse de cerâmica armoriada. A resposta foi, também, negativa, e com ela Castro e Solla recebeu o primeiro incentivo entusiástico para a publicação idealizada e a oferta de uma colaboração graciosa, que duraria até Setembro de 1933, data em que terminou a revista.


"Assim nasceu a CERÂMICA BRAZONADA, obra monumental que honra a bibliografia artística, genealógica e heráldica portuguesa.


"Com o aparecimento do primeiro fascículo da Cerâmica Brazonada, logo surgiu no espírito de Campos e Sousa a ideia da execução de um Livro de Brazoens, reproduzindo nas cores e metais próprios, com fidelidade rigorosa, os motivos heráldicos das peças apresentadas a preto e branco naquela revista. Para esse livro, original do que tendes à vossa frente, aproveitou Campos e Sousa as ilustrações do catálogo, iluminando e aguarelando muitas outras, que não pertenciam à sua colecção (...).


"O original do LIVRO DE BRAZOENS consta de: Capa iluminada, assinada e datada de 1938; página com o "ex-libris do autor"; cinco páginas de apresentação, da minha autoria, caligrafadas por meu amigo o 4º conde de Paraty, Dom Miguel António do Carmo de Noronha de Paiva Couceiro; cento e vinte e cinco reproduções, assinadas A.C.S. ou C. S., em grande parte datadas e todas com legendas caligrafadas por Paraty; página final aguarelada e assinada.


"Nesta primeira edição, cada reprodução é antecedida de uma cortina com os elementos de identificação necessários, em que se faz referência expressa ao número da estampa correspondente da CERÂMICA BRAZONADA. Facilita-se assim o trabalho de quem pretender acompanhar o exame das iluminuras e aguarelas pintadas por Campos e Sousa, com a leitura da revista (...)".

Sendo assim, fica a entender-se que seja esta obra considerada como um complemento à "Cerâmica Brazonada" do conde de Castro e Solla (da qual temos também um exemplar à venda neste site).


Miolo em muito bom estado de conservação, sem qualquer defeito; as capas, apesar de sólidas, têm algumas manchas sobretudo a capa anterior.


INVULGAR.