TROVADOR

TROVADOR

SKU: 13423
€50,00Preço

TROVADOR
Colecção de MODINHAS, RECITATIVOS, ARIAS, LUNDÚS, ETC. Nova edição, correcta. Volume V.
RIO DE JANEIRO. Na Livraria Popular de A. A. da Cruz Coutinho - Editor. 1876. [Porto. Typ. de Antonio José da Silva Teixeira]. In-8º de 144 + 334 págs. Enc.


Trata-se do quinto e último volume de o "Trovador", publicação brasileira de poesia, impressa no Porto. Ao que julgamos saber, foram publicados 5 volumes.


Este título ocupa as primeiras 144 páginas, sendo que as restantes 334 são relativas a várias publicações avulsas de poesia, incompletas, sem frontispícios, em que identificámos as seguintes: "O Novo Trovador", "O Bardo" e "A Grinalda", as três de datas anteriores ao "Trovador".


Poesias originais de, entre muitos outros, Gualberto Peçanha, Capristano Leite, Ernesto Cibrão, Soares de Passos, Ayres de Gouveia, Alexandre Braga, Serpa Pimentel, Faustino Xavier de Novais, CAMILO CASTELO BRANCO (poesias datada de Lisboa, 1851 e Vila do Paraíso, 1852), Estácio da Veiga, Bulhão Pato, Gomes de Amorim, etc.


Encadernação antiga com lombada em material sintético. Miolo de um modo geral em bom estado de conservação; algumas das folhas finais têm estão grosseiramente restauradas.


Publicações bastante invulgares e apreciadas, sobretudo a revista "O Bardo", pela colaboração de Camilo, publicada de 1852 a 1857.