VACONCELLOS (JORGE FERREIRA DE) - MEMORIAL DAS PROEZAS DA SEGUNDA TAVOLA REDONDA

VACONCELLOS (JORGE FERREIRA DE) - MEMORIAL DAS PROEZAS DA SEGUNDA TAVOLA REDONDA

SKU: 5634
€50,00Preço

VACONCELLOS (JORGE FERREIRA DE) - MEMORIAL DAS PROEZAS DA SEGUNDA TAVOLA REDONDA
Ao muyto alto e muyto poderoso Rey Dom Sebastião primeiro deste nome em Portugal, nosso Senhor. Impressa pela primeira vez no anno de 1567. 2ª edição.
Lisboa. Typ. do Panorama. MDCCCLXVII [1867]. In-8º gr. de VIII-368 págs. Enc.


Obra clássica da literatura portuguesa quinhentista, já que a edição princeps deste título é de 1567.


Sobre o autor, escreve Inocêncio: "JORGE FERREIRA DE VASCONCELLOS Cavalleiro professo na Ordem de Christo. Escrivão do Thesouro Real e da Casa da India, etc. Pouco se sabe da sua biographia, havendo até duvida sobre a terra onde nasceu, que uns querem fosse Coimbra, e outros Monte-mór o velho. Casou com D. Anna de Sousa, senhora que emparelhava com elle em nobreza e qualidades, da qual houve um filho que morreu na batalha de Alcacerquibir, e uma filha que se desposou depois com D. Antonio de Noronha. Consta que falecera em 1585, e que fôra com sua mulher sepultado no cruzeiro do antigo convento da Trindade de Lisboa. A deliberação que tomou de não declarar o seu nome em nenhuma das obras que compoz e imprimiu, deu logar a que no futuro se levantassem duvidas sobre a paternidade de algumas".


Encadernação oitocentista com lombada em pele; não conserva as capas da brochura e está ligeiramente aparado por inteiro, mas, ainda assim, com boas margens.


Exemplar em bom estado de conservação, com alguns ténues sinais da idade; a lombada tem 2 antigos rótulos colados e o frontispício tem antiga assinatura de posse.


Invulgar.