YUNUS (MUHAMMAD) - O BANQUEIRO DOS POBRES

YUNUS (MUHAMMAD) - O BANQUEIRO DOS POBRES

SKU: 16023
€10,00Preço

YUNUS (MUHAMMAD) - O BANQUEIRO DOS POBRES
A autobiografia de Muhammad Yunus, fundador do Banco Grameen. Tradução de Pedro Elói Duarte.
Difel. Algés. 2002. In-8º de 418 págs. Br.


"Na primeira parte da obra são descritos os antecedentes que levaram o autor a desenvolver a ideia de um tipo de ajuda aos pobres, diferente da tradicional, questionando inclusivamente as instituições multilaterais (Banco Mundial, ONU e os seus departamentos), o seu tipo de ajuda, a ineficiência dos seus consultores e os seus grandes honorários. Toda esta primeira parte é a autobiografia do percurso de Muhammad Yanus até à data em que começa a pôr em prática os fundamentos doutrinários que deram origem ao Banco Grameen.

"A segunda parte é a "Fase Experimental" da implementação das ideias e ideais do autor. Nela Muhammad Yunus desenvolve princípios de emancipação da mulher (anti-tradicionais no Bangladesh) para a promoção e negociação dos empréstimos, partindo do princípio que quem mais sofre com a pobreza são as mulheres/mães, logo serão estas as mais interessadas no combate à pobreza e à fome dos seus filhos. O autor explica ainda os termos de funcionamento dos sistemas de empréstimo, reembolso, juros a aplicar e as diferenças entre o seu banco e os bancos tradicionais.

"A última parte do livro expõe a visão de Muhammad Yunus sobre a economia e demografia mundial, a pobreza e as formas de a atenuar. Adicionalmente faz uma prospectiva do que podem vir a ser experiências futuras do tipo do seu Banco, alargando o âmbito do processo de solidariedade mundial."

1ª edição portuguesa.


Livro em excelente condição, como novo.